O NectarCRM utiliza 5 seções de contatos fixas e cada uma foi pensada com uma lógica para prover uma maior organização de sua carteira de Contatos.
Leads
Deve ser utilizada para conter todos os Contatos que você não sabe se tem perfil para adquirir os produtos de sua empresa.
Recomendamos deixar na seção Leads os contatos com o seguinte perfil:
- Contatos de um mailling ou lista genérica adquirida por sua empresa e que foi importada para o NectarCRM;
- Contatos que ainda não foram qualificados, que ainda não receberam ações de pré-venda;
- Contatos com quem ainda não interagiu comercialmente;
- Contatos que estão com informações insuficientes, poucos dados para determinar se tem perfil ou não para sua empresa;
Suspects
Deve ser utilizada para conter todos os Contatos que você suspeita ter perfil para ser seu cliente, que talvez compre os produtos/serviços de sua empresa. Também podem ser incluídos na seção Suspects aqueles Contatos que você tem certeza do perfil de cliente desejado, que já falou de sua empresa para ele, mas ainda não gerou interesse real de compra, não foi cadastrada uma oportunidade comercial.
Recomendamos deixar na seção Suspects os contatos com o seguinte perfil:
- Contatos de segmentos que são foco de sua empresa;
- Contatos de um cartão de visitas que pegou em um evento e quer cadastrar no NectarCRM para futura qualificação;
- Um contato que você encontrou na internet e cadastrou no NectarCRM;
- Contatos que você acredita que podem comprar seus produtos.
Prospects
Deve ser utilizada para conter todos os Contatos que você prospectou comercialmente, manifestou interesse real de compra, ou seja, que tem ou já teve uma Oportunidade em andamento.
Recomendamos deixar na seção Prospects os contatos com o seguinte perfil:
- Com oportunidades em andamento;
- Que já tiveram oportunidades em andamento (oportunidade foi perdida);
- Que possuem oportunidades prorrogadas;
Clientes
Deve ser utilizada para conter todos os Contatos que já são seus Clientes, ou seja, tem pelo menos uma oportunidade ganha.
Recomendamos deixar na seção Clientes os contatos com o seguinte perfil:
- Que são clientes ativos de sua base;
- Que tiveram uma ou mais oportunidades ganhas;
- Que deixaram de ser clientes (não é regra, é uma abordagem, neste caso recomendamos criar uma Categoria de contatos denominada "Ex-Clientes". Caso não queira usar esta abordagem, recomendamos mudar a seção para Prospect);
Descartados
Deve ser utilizada para conter os Contatos que você não tem mais interesse, mas não quer apagar o histórico de relacionamento.
E aí, que tal organizar sua carteira de Contatos nas seções corretas?
Regra de evolução automática do ciclo de vida do contato
A seguir estão as regras para a evolução automática do ciclo de vida de um contato, dependendo de sua interação e status no sistema:
- Lead: Contato sem nenhuma interação registrada.
- Suspect: Contato que possui interação registrada, mas não tem oportunidades em andamento.
- Prospect: Contato que possui pelo menos uma oportunidade em andamento.
- Cliente: Contato que possui pelo menos uma oportunidade marcada como "ganha".
Regras de Transição Automática
- Quando crio uma oportunidade para o contato, o contato automaticamente passa a ser classificado como prospect.
- Quando uma oportunidade é marcada como ganha, o contato automaticamente passa a ser classificado como Cliente.
- Quando uma oportunidade é perdida ou descartada, o contato retorna ao status de Suspect, desde que não possua outras oportunidades em andamento.
Observação
- A evolução automática do ciclo de vida só funcionará se a configuração de evolução automática estiver ativada na base.
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