Após definir as principais características de cada etapa, devemos montar o seu worfklow, ou seja, o fluxo de tarefas que os usuários deverão seguir em cada etapa do seu processo comercial.
Estas tarefas serão criadas automaticamente para cada uma das oportunidades que entrarem em uma etapa com um fluxo pré-configurado.
É nesta parte das configurações de funil que você poderá colocar quantos touchpoints ou tentativas que sua equipe deverá fazer com um prospect e quais tarefas serão obrigatórias, por exemplo.
Como configurar um Workflow
Passo 1: Acesse: Configurações > Funil de venda > Selecione "Editar" no funil desejado.
Passo 2: Selecione uma etapa do funil, clique em "Definir as tarefas da etapa" e escolha qual será o tipo de tarefa:
- Tarefa Simples: consiste apenas em uma ação e o registro da finalização da tarefa;
- Ligação: nesta tarefa, será necessário realizar uma das duas opções:
- Ligar agora: realizar uma ligação pelo discador nativo do Nectar por alguma integração com um serviço de Voip;
- Registrar ligação: caso não tenha uma integração com voip ou tenha realizado uma ligação externa do CRM, você registrar um feedback de ligação;
- Email: nesta tarefa, será necessário realizar uma das duas opções:
- Enviar email: enviar um email para o contato da oportunidade, com possibilidade de definir qual template de email será utilizado em cada tarefa da etapa;
- Registrar feedback: caso tenha enviado o email por um serviço externo ou não tenha integrado o seu e-mail ainda, você poderá registrar um feedback com a mensagem enviada no email;
- Compromisso: esta tarefa consiste no agendamento de um compromisso. No Nectar, temos a diferenciação entre tarefas do tipo compromisso (inclusão ou agendamento) e os compromissos marcados na agenda.
- Fomulário: para concluir este tipo de tarefa, será necessário preencher o formulário pré-selecionado no fluxo, sendo possível definir apenas um formulário por tarefa;
- Feedback: para finalizar este tipo de tarefa, será obrigatório registrar algum feedback;
- Personalizado: caso tenha algum tipo de tarefa personalizada cadastrada no Nectar, você poderá selecioná-la nesta opção. A tarefa terá o comportamento da natureza escolhida em sua configuração.
Passo 3: Após escolher o tipo da tarefa, coloque um nome para esta tarefa e quem será o seu responsável. Dependendo do tipo da tarefa, será possível selecionar um modelo ou em qual a categoria ela pertencerá;
Passo 4: Defina um prazo em dias, se a tarefa será obrigatória e clique em "Adicionar" para colocar a tarefa no workflow;
Passo 5: Após adicionar a tarefa no fluxo, você poderá customizá-la com uma descrição, checklist, se o campos da tarefa serão bloqueados para edição e se tarefa servirá de gatilho para passagem de etapa.
Para acessar as configurações da tarefa, clique nos três pontinhos de uma tarefa e uma nova janela irá se abrir com outras opções de parâmetros para o seu processo comercial.
- Passa etapa: esse parâmetro vai fazer com que a sua oportunidade passe de etapa automaticamente quando essa etapa for finalizada. Vale lembrar que se outra tarefa obrigatória ainda não tiver sido concluída antes dessa, esse parâmetro não irá funcionar. Por isso, recomendamos que você ative o “Passa etapa” na última tarefa da sua etapa. E caso seja a última etapa, a oportunidade será ganha.
- Obrigatório: funciona da mesma forma que o toggle de obrigatoriedade presente antes de se abrir essa janela. A oportunidade não passará de etapa até que a tarefa com esse parâmetro ativado seja concluída.
- Bloquear Campos: bloqueia a edição de campos na tarefa criada. Apenas os administradores vão conseguir fazer qualquer alteração em tarefas com esse parâmetro ativo.
Passo 6: Em seguida, cadastre o restante de tarefas em cada etapa, repetindo o processo a partir do Passo 3.
Passo 7: Nas etapas “Ganha” ou "Perdida", também é possível definir tarefas e se aquela oportunidade deverá evoluir para outro funil, dando continuidade no processo de vendas (cascateamento de funis ou funil cascata).
Próximos passos
- Clique aqui para acessar o nosso artigo sobre cascateamento entre funis.
- Para saber mais acerca dos parâmetros específicos de cada funil, clique aqui.
Sugestões
- Para entender sobre os parâmetros gerais de um Funil de Vendas, clique aqui.
- Veja como configurar um funil de venda, clique aqui.
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