Ao criar um funil, será necessário definir seus principais aspectos: as suas etapas, workflow de tarefas, prazos, responsáveis, taxas de conversão e sua moeda.
Para criar um funil, acesse:
Configurações > Funil de vendas
Passo 1: Dê um nome para o novo funil, quem será o responsável por ele, qual será a moeda utilizada e quais equipes poderão visualizá-lo.
Observação: após ativar o funil e criar uma oportunidade, não será possível alterar a sua moeda, por isso aconselhamos que cada funil seja criado baseado na moeda que ele utilizará. |
Passo 2: É hora de configurar as etapas do funil. Clique em "+ Adicionar" para acrescentar uma nova etapa, sendo possível alterar a sua ordem nas setinhas à direita.
Coloque um nome para a etapa, uma descrição, o prazo recomendado para as oportunidades naquela etapa e a taxa de conversão esperada desta etapa para a próxima.
Passo 3: Em seguida, temos os seguintes parâmetros de etapa:
Essa etapa gera lembrete de proposta? - Com o toggle ativo, a etapa irá gerar um lembrete de proposta. Assim, quando o vendedor chegar nela, não irá se esquecer de gerar a proposta necessária.
Observação: a funcionalidade de geração de propostas está disponível apenas nos planos Pro e Enterprise. |
Produto obrigatório - Selecione se será exigido a adição de pelo menos um produto nas oportunidades que entrarem nesta etapa.
Definir as tarefas da etapa - Quando ativo, te dá a possibilidade de selecionar quais são as tarefas necessárias para aquela determinada etapa do seu funil (Workflow).
Clique aqui para acessar nosso artigo sobre configurações de tarefas em um workflow.
Observação: a funcionalidade de workflow de tarefas está disponível apenas nos planos Pro e Enterprise. |
Obrigatório - O toggle de obrigatoriedade da tarefa, não vai autorizar os vendedores a passarem de etapa sem cumprir aquela determinada tarefa. Assim, você consegue ter um maior controle do avanço saudável das suas negociações.
Recriar Tarefas? - Para ter a opção desse parâmetro, é preciso ter pelo menos uma tarefa cadastrada naquela etapa do funil. Quando ativado, o NectarCRM vai recriar as tarefas dos objetos presentes na etapa que teve edição no workflow.
Observação: a funcionalidade de workflow de tarefas está disponível apenas nos planos Pro e Enterprise. |
Passo 4: Além dos parâmetros citados anteriormente em relação ao funil, quando você vai editar um funil específico, novas possibilidades de parâmetros são possíveis. Para encontrá-las, vá em
Configuração > Comercial > Funil de Vendas > Editar no funil desejado > Configurações.
Os parâmetros no Funil de vendas são os seguintes:
Conversão desejada - Local em que você irá indicar para o NectarCRM qual a porcentagem ideal de conversão de oportunidades para ganho a fim de impulsionar o time para o resultado desejado.
Quem pode visualizar - Aqui você consegue colocar, caso seja administrador, quais usuários poderão visualizar aquele funil.
Modelo de venda - Você pode escolher entre B2B (Business-to-Business, que é recomendado para empresas que vendem para empresas) e B2C / C2C (Business-to-Consumer e Consumer-to-Consumer, que é a venda para o consumidor final).
Iniciar em qualquer etapa - Quando desativado, a criação da Oportunidade estará restrita à primeira etapa e não estará livre para cadastro em qualquer etapa. Você conseguirá começar a oportunidade na última etapa ou a que convém.
Permite pular etapa - Se o toggle estiver ativo, a movimentação das Oportunidades pelas etapas do funil será livre e não será restrita a sequência predeterminada na configuração do funil.
Permite retorno de etapa - Vendedores conseguem voltar Oportunidades para etapas anteriores quando for necessário.
Proposta obrigatória - Quando ativo, condiciona a movimentação da Oportunidade para a próxima etapa à uma geração de Proposta. O usuário só vai conseguir passar da etapa em que esse parâmetro está ativo quando uma proposta tiver sido gerada
Produto obrigatório - Toda oportunidade do funil precisará ter incluído, pelo menos, um produto para avançar de etapa.
Obrigar produtos apenas ao ganhar Oportunidades - O ganho de oportunidades acontece apenas para aquelas que possuem produtos.
Recorrência variável de produto - Permite a edição da recorrência dos produtos adicionados na Oportunidade. Pode ser interessante para bloquear edição dos valores pelos vendedores daquele funil específico.
Múltiplas tabelas de preço - Permite que o usuário do funil utilize mais de uma tabela de preço na Oportunidade.
Observação: a funcionalidade de múltiplas tabelas de preço está disponível apenas no plano Enterprise. |
Permite criar tarefas avulsas - Se você não quiser que os usuários da sua base criem outras tarefas das cadastradas no funil, é só deixar o toggle deste parâmetro desativado. Ao ativar, os usuários podem adicionar outras tarefas.
Corresponsabilidade - Permite que nas oportunidades desse funil seja possível adicionar usuários ou equipes corresponsáveis. Muito útil quando o vendedor precisa compartilhar dados para outro usuário ou equipe ajudar.
Observação: a funcionalidade de corresponsabilidade de oportunidades está disponível apenas no plano Enterprise. |
Ignorar restrição de equipe - Caso habilite a opção "Corresponsabilidade", esta opção permitirá que você selecione um usuário de outra equipe como corresponsável, deixando que a visualização destas oportunidades sejam possíveis para eles.
Observação: a funcionalidade de corresponsabilidade de oportunidades está disponível apenas no plano Enterprise. |
Considerações obrigatórias - Os quatro últimos parâmetros servem para obrigar o usuário que utiliza o funil a colocar uma consideração ao finalizar a Oportunidade. Você poderá colocar a obrigatoriedade para todos os tipos de finalização (ganho, perda, descartada e prorrogada) ou apenas as que forem interessantes.
Motivos de Ganho/Perda obrigatório - ao ganhar ou perder uma oportunidade, o usuário deverá selecionar pelo menos um motivo pela finalização desta. É uma opção muito importante para que o seu gráfico de "Win/Loss" seja preciso e utilizável.
Motivo de Descarte - ao descartar uma oportunidade, o usuário deverá selecionar pelo menos um motivo pelo descarte.
Valor Total da Etapa - defina como o valor total sera apresentado nas etapas deste funil, podendo ser: "Valor Total", "Valor Mensal (MRR)", "Valor Único".
Ganhar em qualquer etapa - selecione esta opção se o usuário poderá ganhar uma oportunidade a qualquer momento naquele funil. Caso contrário, o ganho só poderá acontecer na última etapa do funil e apenas o Administrador poderá esta ação em qualquer etapa.
Sugestões
- Saiba como configurar um workflow em seu funil, clique aqui para acessar nosso artigo.
- Clique aqui para acessar o nosso artigo sobre cascateamento entre funis.
- Para entender sobre os parâmetros gerais de um Funil de Vendas, clique aqui.
- Veja como configurar um funil de venda, clique aqui.
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