Quando você está editando ou até mesmo adicionando um novo produto à sua base do NectarCRM, alguns parâmetros ficam disponíveis para a personalização. Antes de explicar cada um deles, vamos te mostrar como chegar até esses parâmetros.
a) Primeiro você vai em Configuração > Comercial > Produtos.
b) Agora escolha o produto que você deseja alterar os parâmetros e clique no lápis do produto que significa “Ações”.
c) Agora vá até a aba “Parâmetros” que eles estarão lá.
Agora que você conseguiu chegar nos parâmetros dos produtos, está na hora de conhecê-los.
Moeda - Escolha qual moeda é a utilizada no seu negócio. Você pode escolher qualquer moeda que deseja vincular a este produto. Lembrando que caso a sua base ou funil específico esteja com uma moeda padrão X, algumas conversões poderão ser realizadas na utilização de moeda de base diferente.
Categoria e Subcategoria - No Nectar, você conseguia distribuir seus produtos em categorias e depois em subcategorias. Aqui é o lugar em que você irá selecionar em quais o seu produto se encaixa.
Valor editável - Com esse parâmetro, os vendedores podem alterar o valor do produto diretamente da oportunidade.
Quantidade Fracionária - Se o seu produto der para ser fracionado, é interessante que esse parâmetro esteja ativo. Por exemplo, uma empresa de carro não consegue vender em quantidades fracionadas, já em um Pet Shop, você consegue comprar 1,5 Kg de ração.
Acréscimo e Desconto - Ambos funcionam da mesma maneira no NectarCRM. Quando ativos, você deve selecionar o desconto ou acréscimo máximo para cada produto. Normalmente o Nectar coloca essas possibilidades em valores reais, mas caso você queira em porcentagem, ative o toggle “Desconto em porcentagem” ou “Acréscimo em porcentagem”.
É bom explicarmos uma lógica que funciona dentro do Nectar apenas para os descontos. Quando a nossa plataforma vai aplicar um desconto, primeiro ela irá ver se o produto está com toggle de desconto ativo. Em seguida, o Nectar vai conferir se o usuário possui a permissão para aplicar os descontos. Em Usuários, você consegue definir qual a porcentagem de desconto máximo que cada um pode oferecer. Caso a porcentagem do usuário for maior que a porcentagem do produto, o NectarCRM vai autorizar o desconto baseado no parâmetro do usuário e não do produto. A prioridade será os números do vendedor.
Liquidez - Neste parâmetro você define o percentual de receita líquida do produto.
Estoque - Caso o seu produto tenha estoque, você deve aplicar esse parâmetro e adicionar a unidade de produtos que possui. Assim, após inserir um produto em uma oportunidade de venda, o Nectar irá debitar do seu estoque o produto.
Incluir margem de lucro - Na aba “Precificação” em produtos, temos esse novo parâmetro que vai te auxiliar a calcular a margem de lucro nas vendas dos seus produtos. Esta funcionalidade está disponível exclusivamente no plano Enterprise.
Com esse toggle ativado, outras duas parametrizações irão aparecer. Vamos explicar cada uma delas também.
Preço de custo - Com a margem de lucro ativa, você deve adicionar o preço de custo do produto para que o Nectar consiga calcular a lucratividade em cima dele. Caso a margem de lucro esteja desativada, o nosso CRM vai considerar 100% de lucro na venda. Esta funcionalidade está disponível exclusivamente no plano Enterprise.
Margem de lucro - Com a margem de lucro ativa, você vai definir qual o desconto/acréscimo máximo permitido e o NectarCRM vai lhe mostrar o lucro em porcentagem e valores reais nos casos extremos de desconto/acréscimo e da margem inicial (que é quando o produto é vendido sem desconto e acréscimo). Esta funcionalidade está disponível exclusivamente no plano Enterprise.
As margens de lucro estarão visíveis quando você estiver editando os produtos da sua Oportunidade. Assim, você consegue ter uma visão do quanto está lucrando com o produto nas condições específicas de cada venda. Os números irão aparecer em baixo dos produtos. Veja na imagem a seguir.
No caso acima, o valor de custo do produto é R$500, o lucro é de 50% ou R$250.
Vale lembrar que há um campo relacionado à "Margem de lucro" na tabela de oportunidades no BI (Business Intelligence). No relatório, você pode adicionar a "Margem de lucro monetária" ou a "Margem de lucro percentual". Você decide qual o mais interessante, ou os dois, e pode adicionar ao seu relatório.
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