Assista o nosso vídeo de integração de e-mail no Nectar Academy!
Siga o passo a passo para realizar a integração de e-mail do Gmail com o NectarCRM:
1º Passo: antes de realizar a integração do Gmail e o NectarCRM, verifique se o POP/IMAP estão ativos no Gmail.
- Ativando os parâmetros de POP/IMAP do Gmail:
1 - Abra o Gmail no computador.
2 - No canto superior direito, clique em Configurações: .
3 - Clique em "Configurações".
4 - Clique na guia “Encaminhamento e POP/IMAP”.
5 - Deixe ativo os parâmetros (POP/IMAP) e salve as alterações:
2º Passo: Segue abaixo o passo a passo para ativar a Verificação de duas etapas:
Ao ativar a verificação de duas etapas na sua conta, o Gmail irá gerar uma senha específica para o aplicativo que você irá utilizar (Em contas comerciais, o administrador precisará ativar essa opção no G Suíte para que as contas consigam utilizar esse parâmetro):
1 - Acesse as configurações de segurança da sua conta:
https://myaccount.google.com/security
2 - Em “Como fazer o login no Google”, ative a “Verificação em duas etapas”:
Após ter feito o cadastro das informações de verificação da sua conta, ative conforme o solicitado:
3 - Feito a ativação, volte para as configurações de segurança da sua conta e digite "App" na barra de busca e selecione a opção “Senhas de app” ou vá em "Verificação em duas etapas" > "Senhas de App":
4 - Selecione “Outro (nome personalizado)” na opção “Selecionar app”:
5 - Defina um nome de preferência e clique em “Gerar”:
6 - Pronto! Essa será a senha que você irá utilizar para realizar a integração do Gmail com o NectarCRM:
3º Passo: após ter realizado os passos acima, acesse as Configurações > Integrações > Aplicativos > Central de E-mail no Nectar:
4º Passo: clique em "Adicionar Conta".
5º Passo: digite o seu endereço de e-mail do Gmail e aperte Enter.
6º Passo: cadastre as suas informações pessoais do Gmail (E-mail e senha).
Observação: Lembre-se de cadastrar com a senha que foi gerada no 2º passo.
7º Passo: logo abaixo, cadastre as configurações do servidor do Gmail (Imap ; Smpt ; Portas).
POP/IMAP: imap.gmail.com (Porta: 993)
SMTP: smtp.gmail.com (Porta: 587)
TLS: Ativado
Observação: para configurar a sua conta apenas para envio de e-mails, utilize a opção "Utilizar somente SMTP". Desta forma, o Nectar não terá acesso aos e-mails recebidos de sua conta de e-mail, o CRM apenas poderá enviar e-mails. |
Atenção: os endereços de POP/IMAP e SMTP de sua conta podem estar diferentes do print acima, por isso não se esqueça de alterá-los pelos endereços do próprio Gmail. |
8º Passo: após ter feito essas configurações, clique em “Salvar” para concluir com sucesso a integração do NectarCRM com o Gmail.
Aguarde a confirmação "Conectado" no Status da Integração.
Observação: caso não seja confirmado em até cinco minutos, repita o processo a partir do 4º Passo.
Pronto! A sua conta Gmail já está integrada ao NectarCRM:
Observação
- Em situações de falha, é necessário remover o e-mail que causou o problema e proceder com a reintegração.
Avisos de Integração
Para que a sua integração continue funcionando corretamente, é necessário que a verificação de duas etapas esteja sempre ativa e que a senha de aplicativo não seja excluída, mesmo depois que seu e-mail já esteja conectado com o Nectar. Caso um desses dois itens sofram alterações, sua integração será impactada e deverá ser refeita!
O Nectar irá emitir um aviso caso a integração não tenha sucesso ou caso a última consulta da integração não seja estabelecida. Isso pode acontecer nestes seguintes casos:
- Caso sua senha tenha sido alterada, sendo necessário atualizar suas credenciais na integração;
- Alteração da política de segurança de seu Servidor de E-mail;
- Instabilidades em seu Servidor de E-mail;
Caso esteja conseguindo visualizar, enviar e receber e-mails normalmente e as notificações continuem aparecendo, clique em “Remover Notificação de Falha” para que o aviso seja retirado.
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