O Leadlovers é uma ferramenta de automação de marketing baseada em duas principais funcionalidades: máquinas de automação de marketing e o disparo de campanhas de e-mails.
As "máquinas de automação" são onde o usuário consegue criar os fluxos de automação de marketing e criar as landing pages de captura de leads, que serão as funcionalidades que enviarão contatos e oportunidades para o NectarCRM.
Existem outras funcionalidades no Leadlovers, mas apenas as máquinas de automação serão abordadas pela integração, pois é a única funcionalidade que alimenta o processo de vendas (gerando leads qualificados pelo inbound e oportunidades de negócio).
Siga o passo a passo abaixo para realizar a integração com o NectarCRM:
Como fazer a integração
1º Passo: Vá até a parte de Integrações > Aplicativos, situado no menu de Configurações e clique em "Ativar" integrações:
2º Passo: Primeiro passo é informar o Query_token, para fazer isso é bem simples, clique aqui e veja o GIF.
Responsável: Informe quem é o usuário que receberá os leads do Leadlovers. Isso é necessário, pois no Leadlovers os Leads não são vinculados a usuários.
Importante: No Leadlovers não existem responsáveis, portanto os leads sempre cairão pro mesmo usuário aqui no Nectar.
Auto Sync: Refere-se a atualização automática dos Leads que poderá ser ativada ou desativada. Caso esse parâmetro esteja ativo, o Nectar atualizará o contato que é do Leadlovers a cada vez que esse contato for atualizado no NectarCRM:
Logo após preencher as informações, clique em "Salvar":
3º Passo: Configuração de “Gatilhos inteligentes” no Leadlovers para o NectarCRM:
O Leadlovers tem "Gatilhos inteligentes". Esses gatilhos possibilitam o envio de leads que ao entrar em um critério definido pelo usuário que são disparados em algum fluxo.
Os gatilhos do Leadlovers são acionados por "Filtros" definidos pelo usuário que disparam as "Ações". Os filtros são critérios que o usuário define pro gatilho ser disparado, sempre sendo alguma especificação dos leads e as ações são as ações que serão feitas quando aquele lead atingir aquele critério.
Dentro das "Ações" temos as duas que mais nos interessa, que é a HTTP Post Simples e a HTTP Post.
HTTP Post Simples: Essa ação dispara um POST no endereço configurado pelo usuário, enviando um JSON com todas as informações do Lead.
HTTP Post: Essa ação dispara um POST no endereço configurado pelo usuário, só que o usuário consegue fazer um de-para em todos os campos que são enviados no JSON. Esse é o único jeito do Leadlovers enviar campos dinâmicos (campos personalizados) pro Nectar.
Obs.: HTTP Post é o único que envia campos personalizados.
Outra informação importante é que o e-mail do contato é utilizado como identificador. Portanto sempre que precisarmos atualizar e consultar algum contato, utilizaremos o e-mail do mesmo para fazer a busca e executar as ações.
4º Passo: Criando “Gatilhos inteligentes” no Leadlovers:
Obs.: Só funciona para leads com status "Ativo" e o lead precisa se enquadrar nas condições do filtro do gatilho inteligente.
Coloque o nome de seu gatilho no campo em branco que aparecerá em sua tela e clique em "Salvar":
5º Passo: O próximo passo é configurar os filtros do gatilho inteligente, ou seja, para quais leads esse gatilho inteligente será válido:
Ao lado direito do gatilho clique na numeração do campo Filtro:
Clique em Criar filtro:
Obs 1: Só é possível configurar um filtro de cada tipo em um mesmo gatilho inteligente.
Obs 2: Não é obrigatório criar todos os tipos de filtros possíveis, crie somente os que desejar.
Obs 3: Os tipos de filtros são: Leads que contém a tag, Leads que não contém a tag, Leads com score menor que, Leads com score maior que, Leads com score igual a, Leads cadastrados no dia da semana – BETA, Leads que estão na máquina/funil/sequência – BETA ou Leads em aniversário. Abaixo iremos lhe ensinar como configurar tanto para tag como pra score.
Agora que o filtro já foi configurado, é necessário configurar as ações que serão realizadas aos leads que se enquadrem nos filtros que criou, para mais detalhes, basta clicar aqui.
6º Passo: O passo mais importante será configurado na “Ação”, nela será determinada o envio dos leads ao NectarCRM:
Clique em "Criar Ação":
Para criação de contatos no NectarCRM deverá ser configurado:
Tipo da Ação: Executar HttpPost.
Usar Autenticação: Habilitar Autenticação.
URL: https://29x5i7vhk6.execute-api.sa-east-1.amazonaws.com/prod
Chave de autenticação: api_token.
Valor de Autenticação: Informar o token público da sua base NectarCRM.
Tipo de comunicação: POST.
Print depois dos campos preenchidos:
Os demais campos deverão ser mapeados em inglês e com caixa baixa (letra minúscula), ficará assim a configuração de cada campo:
Nome: name
E-mail: email
Dt. Nascimento: birthdate
Telefone: phone
Empresa: company
Cidade: city
Estado: state
Mensagem: message
SRC: src
SCK: sck
Listar tags: tags
Engajamento do lead: score
Se a configuração visar só a criação do contato basta clicar em “Salvar”.
Criação de oportunidades no NectarCRM via integração
1º Passo: As oportunidades poderão ser criadas em conjunto com o contato, para que isso ocorra, vamos adicionar dois parâmetros na configuração da Ação:
Clique em “+ Adicionar parâmetro”:
Configurando em qual funil será criada a oportunidade:
pipelineId: Basta informar o ID do funil desejado:
Configurando em qual etapa do funil será criada a oportunidade:
Clique em “+ Adicionar parâmetro”
pipelineStage: Basta informar o número da etapa do funil desejado:
Logo após, clique em “Salvar”:
2º Passo: Para finalizar a configuração, basta realizar um teste da integração clicando no ícone de envio:
Preencha todos os campos do "Teste de execução HTTP Post" e clique em “Testar”:
Após receber a mensagem de teste realizado com sucesso basta conferir no NectarCRM a criação do contato e da oportunidade definidos na configuração:
Duas ressalvas importantes sobre a integração:
Primeira: Todos os leads do LeadLovers serão enviados para um único usuário do NectarCRM. A implicação disso é que, caso seja necessário, uma distribuição dos leads terá que ser realizada no CRM. Isso acontece pois não há responsáveis pelos leads dentro de LeadLovers, algo muito diferente do NectarCRM.
Segunda: Devido a dinâmica estabelecida pelo LeadLovers em sua documentação, um lead pode demorar até 30 minutos para chegar ao NectarCRM. Portanto não estranhe se, diferente de nossas outras integrações, houver um delay para a criação de contatos e oportunidades oriundas do LeadLovers.
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