Nesse artigo, vamos te explicar como funciona os Widgets padrões do NectarCRM. Conhecendo bem eles, você vai poder entender melhor a sua visão comercial e ter bons indicadores à sua frente para bater metas.
Widget - Meta Comercial
Traz a meta individual do mês em valores, uma barra de progresso indicando o quanto falta para bater a meta e um gráfico de barras mostrando os resultados do quarter (trimestre) atual e o ano vigente.
Vamos explicar algumas particularidades demonstradas no GIF acima. Começando pelos velocímetros. Eles irão te mostrar o progresso das suas metas comerciais divididas em “Único” e “Mensal”. É importante frisar que apenas as oportunidades com valores irão auxiliar nesse velocímetro, visto que se trata de metas comerciais.
O gráfico de barra localizado em baixo dos velocímetros, mostram os valores conquistados pelo usuário que está logado. Apenas os usuários que possuem permissão de gestão conseguirá visualizar outras metas além das suas.
Widget - Análise de Funil de Vendas
Traz um gráfico do tipo “Fill” mostrando o histórico de conversões de cada pipeline. Nesse gráfico, os números à esquerda mostram a quantidade de oportunidades abertas em cada uma das etapas. O número “ideal” do gráfico é a quantidade ideal de oportunidades por etapa para que a meta comercial seja alcançada. O Nectar se utiliza deste número ideal para manter o ticket médio e a conversão esperada que foram configuradas pelo administrador.
Os dois retângulos abaixo, em verde e vermelho, nos mostra a quantidade de oportunidades ganhas e perdidas no mês, respectivamente. Se você passar seu mouse em cima, vai perceber que conseguirá visualizar o valor único e mensal ganhos do atual mês, ou os valores perdidos.
Widget - Acompanhamento de Oportunidades
Traz alguns indicadores de oportunidades do mês atual para justamente você acompanhar e ter uma outra visão das suas oportunidades.
Os quatro primeiros indicadores são interativos, então, se você clicar em qualquer um deles, será redirecionado para uma página específica sobre as suas oportunidades com o indicador clicado. Agora vamos explicar o que cada um desses indicadores significa.
Oportunidades atrasadas - São aquelas que já passaram das datas especuladas em cada etapa de determinado funil. Com isso, ela fica atrasada.
Oportunidades com prazo acabando - São aquelas próximas às datas especuladas nas configurações de determinado funil.
Oportunidade em forecast - São aquelas que possuem a previsão de serem ganhas no mês vigente.
Oportunidades sem atividades - São aquelas que todas as atividades relacionadas à ela foram cumpridas e ela ficou sem, ou que ainda não possui nenhuma atividade cadastrada.
Ticket médio - É o valor médio ganho em cima de cada venda. É calculado pela soma total das vendas dividido pela quantidade de vendas.
Taxa de conversão de venda - É a porcentagem das oportunidades que foram criadas e ganhas.
Previsão de fechamento - Essa previsão é calculada pelas oportunidades abertas juntamente com a taxa de conversão de venda.
Ciclo médio de venda - Quantidade de dias, em média, que as suas oportunidades demoram para serem fechadas.
Widget - Calendário de atividades
Traz um Calendário e quatro quadros mostrando a quantidade de Compromissos, Tarefas, Ligações e Aniversariantes. Os quadros interagem com o Calendário, ou seja, ao clicar em um dia no calendário, e clicando em qualquer destes quadros, uma lista abre-se logo abaixo, exibindo o tipo de informação selecionada.
Você consegue inclusive adicionar uma tarefa, compromisso ou ligação direto do Widget. Basta clicar no “+” da atividade que deseja adicionar e configurá-la.
Widget - Funil de contatos do mês
Traz a quantidade de contatos em suas determinadas seções (ou ciclo de vida). Para entender um pouco mais como funciona as seções no NectarCRM, clique aqui.
Se você quiser ver a taxa de conversão em cada etapa do funil, é só clicar na engrenagem do canto superior direito e ativar o toggle “Taxa de conversão”
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