Este artigo orienta o usuário sobre como configurar uma automação no NectarCRM para realizar ações de forma programada, ou seja, você pode agendar uma ação no CRM, a partir do disparo de uma automação, e a mesma será executada automaticamente.
As ações disponíveis incluem: iniciar leads, criar tarefas, criar oportunidades e disparar para uma URL.
Acessando as Automações
Passo 01: No NectarCRM, expanda a barra lateral que fica à esquerda, clique em Módulos e selecione Automações.
Passo 02: Clique no botão "+", no canto superior esquerdo, para criar uma nova automação.
Definindo o gatilho
Passo 03: Escolha o gatilho que iniciará a automação. O gatilho é o evento que, quando ocorre, dispara a automação que irá realizar a ação automática.
Exemplo: Novo lead criado, Tarefa concluída, Oportunidade movida de etapa, etc.
Definindo o critério
Passo 04: Após definir o gatilho, configure os critérios que refinarão ainda mais a condição de ativação da automação.
Os critérios servem como meio de validação, ou seja, validar se o item, do gatilho em questão, deve ou não disparar a automação. Exemplo: Leads com temperatura alta, oportunidades em estágio final, etc.
Escolhendo a ação
Passo 05: Selecione a ação que será executada quando o gatilho e os critérios forem atendidos. Existem várias opções, mas somente 4 terá a possibilidade de agendar a ação, sendo elas:
- Iniciar lead: Cria automaticamente um novo lead.
- Criar tarefa: Gera uma nova tarefa no sistema.
- Criar oportunidade: Cria uma nova oportunidade no CRM.
- Disparar para URL: Envia dados para uma URL externa através de uma requisição (exemplo: integração com sistemas externos via API).
Definindo o tempo de atraso da ação
Passo 06: Dentro das opções da ação selecionada, você terá a possibilidade de definir um intervalo de tempo para que a ação ocorra. Este intervalo é contado a partir do momento em que o gatilho é acionado, ou seja, a partir do momento em que a automação é disparada.
- O usuário pode configurar a ação para acontecer após um número específico de dias. Exemplo: "Ação ocorrerá 3 dias após o gatilho ser ativado".
- O usuário também pode selecionar a hora em que essa ação irá ocorrer, sendo que esse horário não é obrigatório.
Salvando a automação
Passo 07: Após configurar o gatilho, o critério, a ação e o intervalo de tempo, clique em Salvar.
Informações importantes
- Tempo de atraso: O usuário pode definir quantos dias a ação demora para ser executada após o gatilho ser acionado. É possível configurar o valor e fazer com que a automação seja executada de acordo com a necessidade do seu processo.
- As ações que podem ser agendadas incluem:
- Iniciar leads
- Criar tarefas
- Criar oportunidades
- Disparar para uma URL (integração com sistemas externos)
- Gatilhos e Critérios: A automação só será executada se o gatilho ocorrer e os critérios estabelecidos forem atendidos.
- Critério: Antes de realizar a ação agendada o critério é validado para garantir que ele seja atendido.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.