Como dito anteriormente em nosso artigo sobre automações, temos os seguintes passos para configurar uma automação:
Neste artigo, veja também sobre:
Para acessar o app de Automações, vá em:
Apps > Automações
Nesta tela, você conseguirá criar, editar e acompanhar suas automações.
Para adicionar automações, clique em "+Automações".
Aqui teremos o seguinte fluxo de funcionamento:
Para aprender a utilizar nossos templates de automação, clique aqui.
Em "Gatilhos", temos a possibilidade de automatizar os módulos por eventos, ou seja, quando um destes eventos acontecer, um gatilho poderá ser configurado:
Contatos
- Criação;
- Edição;
- Exclusão;
- Inatividade;
- Sem oportunidades ganhas;
- Analisado: através deste gatilho, será possível agendar rotinas de verificação no Nectar e ter uma gestão mais automatizada de clientes, por exemplo: notificar o responsável sobre aqueles contatos que a média de compra esteja abaixo de 30% da média dos últimos 12 meses.
- Ao selecionar este gatilho, será possível definir a data de início da automação e o intervalo de disparo em meses.
Oportunidades:
- Criação;
- Edição;
- Ganho;
- Perda;
- Descarte;
- Prorrogação;
- Atraso;
- Estagnação;
- Inatividade;
Qualificações de Leadboard:
- Criação;
- Edição;
- Agendamento;
- Qualificação;
- Descarte;
- Estagnação;
- Inatividade;
- Solicitação de Descarte;
- Solicitação de Reagendamento.
Ou seja, quando um desses eventos acontecer, um gatilho poderá ser configurado.
Observações
- Em automações de exclusão/descarte, será possível apenas notificar os usuários;
- Em automações de inatividade, é possível determinar o período sem interação apenas em dias;
- Em automações de estagnação, serão consideradas apenas as etapas com prazos configurados na pipeline.
Após definir qual será o evento para ativar o gatilho, devemos especificar os critérios que devem ocorrer para o gatilho ser disparado, de fato.
Os critérios são condições que devem ser atendidas para que o gatilho seja disparado. Temos a possibilidade de usarmos campos gerais do Nectar para definir como estas condições funcionarão, em seguida definimos o sinal de comparação do campo (igual a, diferente de, começa com, termina com, contém texto, etc) e a opção desejada.
Observação: para que um campo possa ser selecionado como critério, é necessário que ele esteja configurqado como editável. |
Campos do tipo Texto curto, Parágrafo e URL terão as seguintes opções de comparação:
- Igual a;
- Diferente de;
- Começa com;
- Termina com;
- Contém texto;
- Não contém texto;
- Preenchido;
- Vazio.
Campos do tipo Inteiro, Fracionário, Moeda e Data terão as seguintes opções de comparação:
- Igual a;
- Diferente de;
- Maior que;
- Menor que;
- Preenchido;
- Vazio.
Campos do tipo Lista de opções, Lista suspensa de opções e CNAE terão as seguintes opções de comparação, sendo possível escolher mais de uma opção do campo no tipo Lista:
- Igual a;
- Diferente de;
- Preenchido;
- Vazio.
Campos do tipo Sim/Não terão as seguintes opções de comparação:
- Igual a;
- Diferente de;
Campos do tipo Caixa de múltipla escolha terão as seguintes opções de comparação, sendo possível escolher mais de uma opção da lista do campo:
- Contém uma das opções;
- Contém todos;
- Não contém uma das opções;
- Não contém todos;
- Preenchido;
- Vazio.
Ao selecionar o gatilho de Edição, as seguintes opções também estarão disponíveis, além daquelas de acordo com o tipo de campo:
- Alterou para;
- Alterou;
- Não alterou;
Ao selecionar o gatilho “Analisar”, as seguintes opções também estarão disponíveis, além daquelas conforme o tipo de campo:
- Indicadores de Oportunidade:
- Valor Único;
- Valor Mensal;
- Valor Total.
- Quando uma dessas três opções forem selecionadas como critério, será possível especificar critérios adicionais, como:
- Período de análise:
- Este mês;
- Mês passado;
- Trimestre passado;
- Semestre passado;
- Ano passado;
- Últimos 3 meses;
- Últimos 6 meses;
- Últimos 12 meses.
- Parâmetro de cálculo:
- Soma;
- Média.
- Status da oportunidade:
- Ganhas;
- Perdidas;
- Funil desejado (múltipla seleção);
- Categoria do Produto (múltipla seleção);
- Subcategoria do Produto (múltipla seleção).
- Período de análise:
- Em seguida, defina como será a opção do critério:
- Digite um valor de comparação;
- Ao clicar no botão “Fator” será possível escolher um campo do tipo moeda, fracionários ou receita anual, e qual será o fator de porcentagem do valor a ser comparado. Caso escolha um campo de indicador de oportunidades (valor único, valor mensal ou valor total), você poderá definir mais opções para aplicar como critérios.
Também é possível aplicar mais de um critério em sua automação, definindo a sua condição ("e" ou "ou"), sendo obrigatório ou opcional em relação aos outros critérios de ativação do gatilho.
Após definirmos os gatilhos e critérios de ativação da automação, devemos especificar qual ação será realizada.
Para gatilhos de Contatos, temos as seguintes ações disponíveis:
- Iniciar Leadboard: o contato receberá uma qualificação de Leadboard, caso já não tenha uma qualificação em andamento, sendo possível determinar qual funil e responsável a receberão.
- Rotacionar: o contato será distribuído para um responsável em específico, entre participantes de uma equipe ou em uma fila. Caso o usuário selecionado não for encontrado ou excluído do CRM, o Nectar selecionará o responsável de origem do item;
- Notificar: o usuário ou equipe selecionada será notificada sobre o contato em uma das seguintes opções:
- E-mail;
- Notificação do Nectar.
- Criar oportunidade: uma oportunidade será criada em um funil e etapa específicos para aquele contato, com um nome, responsável, data limite e descrição pré-definidos;
Observação: nesta ação não será possível distribuir oportunidades por equipe. |
- Criar Tarefa: adicione uma tarefa para aquele contato com nome, prioridade, se o responsável será um usuário ou uma equipe, o prazo de finalização em dias e uma descrição. Você também poderá definir templates, modelos e categorias conforme o tipo da tarefa;
- Atualizar Campo: selecione qual campo do contato sofrerá alteração de valor ou opção, sendo possível escolher mais de um campo a ser atualizado;
- Disparar para URL: defina para qual endereço será disparado um webhook com o evento do gatilho ativado pela automação.
Observação: o Nectar não enviará as informações definidas na lista de ações da automação, apenas enviará o objeto do gatilho para a URL selecionada, como o contato que foi criado, a oportunidade que foi alterada, a qualificação que foi descarta e etc. |
- Atualizar Score: consiga alterar o score deste contato através de alguma automação, sendo possível:
- Incrementar Score: consiga aumentar o score daquele contato com um valor específico;
- Reduzir Score: consiga reduzir o score daquele contato com um valor específico;
- Aplicar Score: consiga definir um valor exato para o score daquele contato;
Observação: o campo "Score" estará disponível apenas em contatos. Organize seus campos para que ele fique visível para todos. |
Para gatilhos de Oportunidades, temos as seguintes ações disponíveis:
- Rotacionar: a oportunidade será distribuída para um responsável em específico, entre participantes de uma equipe ou em uma fila. Caso o usuário selecionado não for encontrado ou excluído do CRM, o Nectar selecionará o responsável de origem do item;
- Descartar a oportunidade;
- Perder a oportunidade;
- Notificar: o usuário ou equipe selecionada será notificada sobre a oportunidade em uma das seguintes opções:
- E-mail;
- Notificação do Nectar.
- Criar oportunidade: uma oportunidade será criada em um funil e etapa específicos para aquele contato, com um nome, responsável, data limite e descrição pré-definidos;
Observação: nesta ação não será possível distribuir oportunidades por equipe. |
- Criar Tarefa: adicione uma tarefa para aquele contato com nome, prioridade, se o responsável será um usuário ou uma equipe, o prazo de finalização em dias e uma descrição. Você também poderá definir templates, modelos e categorias conforme o tipo da tarefa;
- Atualizar Campo: selecione qual campo do contato sofrerá alteração de valor ou opção, sendo possível escolher mais de um campo a ser atualizado;
- Disparar para URL: defina para qual endereço será disparado um webhook com o evento do gatilho ativado pela automação.
Observação: o Nectar não enviará as informações definidas na lista de ações da automação, apenas enviará o objeto do gatilho para a URL selecionada, como o contato que foi criado, a oportunidade que foi alterada, a qualificação que foi descarta e etc. |
- Atualizar Score: consiga alterar o score deste contato através de alguma automação, sendo possível:
- Incrementar Score: consiga aumentar o score daquele contato com um valor específico;
- Reduzir Score: consiga reduzir o score daquele contato com um valor específico;
- Aplicar Score: consiga definir um valor exato para o score daquele contato;
Observação: o campo "Score" estará disponível apenas em contatos. Organize seus campos para que ele fique visível para todos. |
Para gatilhos de Leadboard, temos as seguintes ações disponíveis:
- Rotacionar: a qualificação será distribuída para um responsável em específico, entre participantes de uma equipe ou em uma fila. Caso o usuário selecionado não for encontrado ou excluído do CRM, o Nectar selecionará o responsável de origem do item;
- Descartar a qualificação;
- Notificar: o usuário ou equipe selecionada será notificada sobre a qualificação em uma das seguintes opções:
- E-mail;
- Notificação do Nectar.
- Criar oportunidade: uma oportunidade será criada em um funil e etapa específicos para aquele contato, com um nome, responsável, data limite e descrição pré-definidos;
Observação: nesta ação não será possível distribuir oportunidades por equipe. |
- Criar Tarefa: adicione uma tarefa para aquele contato com nome, prioridade, se o responsável será um usuário ou uma equipe, o prazo de finalização em dias e uma descrição. Você também poderá definir templates, modelos e categorias conforme o tipo da tarefa;
- Atualizar Campo: selecione qual campo do contato sofrerá alteração de valor ou opção, sendo possível escolher mais de um campo a ser atualizado;
- Disparar para URL: defina para qual endereço será disparado um webhook com o evento do gatilho ativado pela automação.
Observação: o Nectar não enviará as informações definidas na lista de ações da automação, apenas enviará o objeto do gatilho para a URL selecionada, como o contato que foi criado, a oportunidade que foi alterada, a qualificação que foi descarta e etc. |
- Atualizar Score: consiga alterar o score deste contato através de alguma automação, sendo possível:
- Incrementar Score: consiga aumentar o score daquele contato com um valor específico;
- Reduzir Score: consiga reduzir o score daquele contato com um valor específico;
- Aplicar Score: consiga definir um valor exato para o score daquele contato;
Observação: o campo "Score" estará disponível apenas em contatos. Organize seus campos para que ele fique visível para todos. |
Após definir os gatilhos, seus critérios e ações, clique em "Avançar".
Salvando a Automação
Revise o fluxo à esquerda e dê um nome a sua automação, colocando uma descrição de como ela funcionará.
Em seguida, deixe a opção "Automação Ativa" habilitada para que ela fique ativa em sua base.
Clique em "Salvar" para concluir a configuração da sua automação.
Observações
- Para ter acesso ao app de Automações e suas configurações, é necessário ter a permissão especial "Comercial" habilitada em seu usuário;
- A base terá um limite de automações ativas calculado da seguinte maneira:
Pro: quantidade fixa de 20 automações ativas na base;
Enterprise: Nº de licença de usuários ativos da base x 20 = Quantidade de automações ativas permitidas na base;
- Uma automação não provocará os gatilhos de outra automação, o Nectar impedirá este tipo de acontecimento;
- Ações em massa, API e importações poderão disparar automações;
- Uma automação poderá provocar o envio de e-mails automáticos;
- Gatilhos de Estagnação e Atraso serão disparados a partir do momento de ativação da automação e cada objeto poderá disparar uma ação apenas uma vez.
Por exemplo, temos uma automação configurada para notificar por email todas as oportunidades que entraram em estagnação em um determinado funil. O Nectar enviará uma notificação apenas no dia quando a oportunidade extrapolar o prazo esperado da etapa e a partir disso ela não será mais notificada.
Já o gatilho de Inatividade, poderia notificar sobre esta oportunidade constantemente após ela passar o prazo determinado sem atividades. Neste caso, a automação poderá repetir a ação mais de uma vez, se ela não sofrer mais uma interação.
- Tenha muito cuidado com as lógicas escolhidas nos critérios, pois um critério pode anular o outro e a automação nunca acontecer;
- As ações realizadas por automações aparecerão no relatório de Auditoria com o campo "Autor" preenchido como "Automação";
- O Leadscore é uma funcionalidade exclusiva do Automações.
- Ao selecionar a ação de alterar o campo "Tag", será possível determinar se a tag será acrescentada ou se as tags presentes serão removidas ao adicioná-la.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.