Para acessar o módulo Easyforms, vá em App > Easyforms.
Observação: para ter acesso ao Easyform, é necessário ter permissão de "Administrador" ou a permissão de gestor "Supervisor". |
Ao acessar o módulo Easyforms, você encontrará alguns modelos de formulários já pré-configurados, sendo eles:
- Simples: formulário rápido com apenas cabeçalho e campo de e-mail;
- Cadastro: formulário para cadastro com cabeçalho, campo de nome e campo de e-mail;
- Newsletter: formulário de cadastro em newsletter, para recebimento de e-mails;
- Evento: formulário de cadastro em eventos;
- Contate-nos: formulário para contato, com campo de nome e mensagem.
Ao selecionar a opção “Novo Formulário”, você poderá customizar seu formulário com algumas opções de cabeçalhos, campos e formatação, com uma prévia à sua direita:
1ª Etapa - Customização do Formulário
Defina o cabeçalho ou título do Formulário clicando em Novo Campo > Tipo > Texto, sendo possível adicionar vários outros cabeçalhos no decorrer do formulário;
Agora selecione quais os campos serão utilizados no formulário. Para adicionar, clique em Novo Campo > Tipo > Campo e então digite o nome do campo desejado, sendo possível selecionar se o campo será do tipo Pessoa ou Empresa. Em seguida, é possível determinar a etiqueta, uma observação de preenchimento do campo e se ele será obrigatório ou não;
Por último, configure o texto para o botão de envio, sendo possível ter apenas um botão deste tipo em cada formulário.
Observações- As opções de preenchimento do campo personalizado no formulário dependerá do seu tipo de configuração. Por exemplo, se o campo é do tipo Texto, Inteiro, Lista de Opções, Data, Múltipla Escolha, Sim/Não ou etc. - Campos personalizados do tipo Moeda, URL e CNAE não são utilizáveis no Easyform. - Os campos que aparecerão para seleção no Easyform serão aqueles que estiverem nas listagens principais de contato, ou seja, aqueles que foram selecionados para aparecerem com prioridade pelo "Organizar Campos". - Ao utilizar campos do tipo "Pessoa" e "Empresa" em um mesmo formulário, o Nectar irá criar um contato para a Empresa e um contato vinculado a ela com as informações preenchidas da empresa e da pessoa, respectivamente. - Os contatos do tipo "Pessoa" serão validados pelo campo "E-mail"; - Os contatos do tipo "Empresa" serão validados pelo campo "Nome"; - Caso o campo "Nome" não seja utilizado no formulário, o Nectar colocará os seguintes nomes:
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2ª Etapa - Aparência
Nesta aba, você conseguirá:
- Determinar o nome e uma descrição para o seu formulário;
- Cor principal do fundo e dos botões;
- Tema Claro ou Escuro;
- Alterar a fonte e o tamanho da letra;
- Tamanho, alinhamento e cantos dos campos de preenchimento
3ª Etapa - Preferências
Nesta etapa, podemos configurar a mensagem que aparecerá para o usuário após o envio das respostas e como essas informações serão enviadas para o Nectar. Na aba de “Tela de Sucesso”, podemos determinar esta mensagem pós preenchimento e estas são as opções:
- Agradecer: onde apenas uma mensagem de agradecimento aparecerá para o usuário, sendo possível customizar esta mensagem;
- Redirecionar: nesta opção, nenhuma mensagem de agradecimento será apresentada. Porém, o usuário será direcionado para um link específico à sua escolha.
- Agradecer + Redirecionar: aqui será possível configurar uma mensagem de agradecimento e o redirecionamento para outro link, onde a mensagem aparecerá por três segundos.
Nestas três opções, é possível limitar se uma pessoa poderá preencher o formulário apenas uma vez. O Easyform usará o navegador do usuário como parâmetro de limitação de mais de um envio.
Já na aba “Salvar e notificar”, definiremos como essas informações serão armazenadas no CRM. No campo “Salvar como”, especificaremos o que acontecerá com esta informação:
- Apenas como Contatos: a informação será salva como contato no CRM, sendo possível determinar seu Ciclo de Vida* (Lead, Supect, Prospect ou Cliente);
Observação: se o contato já estiver cadastrado na base, ele será atualizado com as informações preenchidas no formulário. |
- Contatos e Iniciar em Leadboard: a informação será salva como contato e uma qualificação será criada em um funil de Leadboard à sua escolha;
Observação: se o contato já estiver cadastrado na base, ele será atualizado e uma qualificação só será criada se aquele contato não possuir alguma qualificação em andamento no funil de Leadboard selecionado. |
- Contatos e Iniciar em Oportunidades: a informação será salva como contato e uma oportunidade será criada em algum funil de Vendas;
Observação: se o contato já estiver cadastrado na base, ele será atualizado e uma oportunidade será criada para cada formulário que ele preencher, independente se ele já tiver uma oportunidade em andamento |
Também é possível definir uma Tag (para facilitar sua identificação e aplicação de filtros em relatórios), o Responsável (caso uma equipe ou fila for selecionada, o Nectar irá distribuir estes contatos entre os seus participantes) e se o responsável será notificando quando ele receber este novo contato.
Recomendamos habilitar a opção "Impedir mais de 1 envio por pessoa" para evitar que oportunidades duplicadas sejam criadas pela mesma pessoa.
4ª Etapa - Publicação
Esta é a última etapa de configurações do Easyforms. Nela, conseguimos determinar como o formulário aparecerá para o usuário. Na aba “Compartilhar”, temos a opções:
- Transmitir o formulário por link, onde ele terá sua própria página criada pelo Nectar. Através deste link ou clicando em “Abrir em nova aba”, você terá uma prévia completa de como o seu formulário será apresentado para seus visitantes;
- Incorporá-lo em algum site ou landing page por script. Como, por exemplo, o site atual de sua empresa.
- Caso seu site seja do tipo Wordpress, é possível integrá-lo pelo nosso próprio plugin. Para isso, basta clicar em “Baixe o plugin para o Wordpress” para ter acesso aos nossos arquivos. Caso precise de mais informações, clique em “Saiba mais”.
Na aba “Avançado”, conseguimos adicionar a logo de sua empresa na página do formulário, ficando no canto superior esquerdo da página.
E após realizar as configurações do seu formulário, basta clicar em “Salvar” para habilitar seu compartilhamento.
Para duplicar um Easyform para aproveitar suas configurações, design e ações, basta acessar algum formulário salvo e clicar no ícone de duplicação:
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